domingo, 6 de setembro de 2009

4º Passo - Reflexão

A vocação é uma empresa demasiado grande, e é para toda a vida! Por isso não te podes lançar sem antes teres reflectido seriamente sobre ti e sobre a vida que pretendes abraçar.
Descobre quais as tuas capacidades e limitações. Pensa se poderás viver as exigências que a vocação implica – contando sempre com a graça de Deus – Quais os sinais concretos em que te baseias para pensar que Deus te chama? Quais as razões a favor ou contra que tens para empreender esse caminho?
Deus pede que te comprometas responsavelmente no discernimento da sua vontade.
Quer que utilizes a tua diligência para procurar a vocação. Com a luz do Espírito Santo poderás descobrir o que Deus quer de ti.
Não penses que vais chegar a ter a certeza absoluta do que Deus quer de ti: algo assim como ter um contrato assinado por Ele, em que te revela a sua vontade. O que encontrarás serão sinais que indicam qual poderá ser o projecto de amizade que Deus tem para ti.
Ao decifrar esses sinais poderás ter a certeza moral de ser chamado. Eu tenho a certeza absoluta de que não pode haver um círculo quadrado, e tenho a certeza moral de que a cadeira em que estou sentado não vai partir-se. A certeza moral é a que precisas para actuar. Ao dar este passo poderás dizer: “Creio que Jesus me chama”. “Creio que, com a ajuda do Espírito Santo,poderei dar-lhe resposta”.

Sem comentários:

Enviar um comentário